Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Atitudes x Ações

Uma vez li uma coisa muito certa sobre a diferença entre ações e atitudes. De acordo com o texto, atitude vem a ser o que você leva dentro, como se coloca, sua postura, e as ações são a sua reação a determinados fatores externos. Atitudes são (mais) estacionárias e ações (completamente) transitórias, mas obviamente nada impede que se mude determinadas atitudes, acompanha?? 

Por exemplo, se uma esposa reclama que o marido toma cerveja no sofá da sala e deixa as latinhas no chão, ele pode modificar suas ações e passar a deixar as latinhas em cima da mesa, até passar certo tempo e ele voltar gradativamente a deixar as latinhas no chão de novo, sem que tenha mudado em absoluto sua atitude de tomar cerveja no sofá!! 

O que me faz pensar que é muito fácil adaptar as ações pra encarar certas "adversidades" do que realmente mudar de atitude e tentar ser uma pessoa melhor, pra si mesmo e para os demais. Porque as ações a gente adapta, mas as atitudes vêm de dentro. E no fundo são o que definem quem realmente somos.

4 comentários:

  1. Boa explicação.. 🙏🏻 O que permitio-me entender, baseándo-me no mesmo exemplo, é que se esse senhor, se tivesse tido uma mudança profunda de "atitude", ele não só, nunca voltaria aos mesmos erros, como também melhoraria a ação inicial. Ou seja, ele passaria a recolher suas latinhas e colocá-las no lixo, não apenas deixándo-as sobre a mesa. Mesmo contando com uma assistente para o serviço doméstico, essa seria uma mudança profunda de atitude. Ao respeitar e considerar o trabalho alheio (atitude) ele assume uma mudança de ação, não só permanente como também mais ampla. Em contrapartida, todos mais descansados, mais relaxados, mais felizes..✨😄

    ResponderExcluir
  2. Aprendi muito cedo na vida a ceder, talvez está palavra esteja na frente entre atitude e ação; sem ela as duas ficam em vão...

    ResponderExcluir