Páginas

sábado, 14 de abril de 2012

A Páscoa e seus ovos

Na minha opinião, faz tempo que as datas comemorativas deixaram de ser uma ocasião especial para celebrar o que quer que seja. O consumismo atual faz com que qualquer motivo se transforme em uma boa desculpa para comprar pelo simples fato de comprar. E nem a Páscoa se salvou...

Esse ano vi camapanhas no Facebook condenando os preços abusivos dos ovos e sugerindo trocar o ovo por uma barra de chocolate. Até que um amigo postou na segunda de manhã:
Barra de chocolate de 200 g - R$ 5,00
Ovo de Páscoa de 190g - R$ 23,00
Ver seu filho pulando de alegria porque encontrou o ovo que o coelhinho deixou - Não tem preço!

E eu concordo, não tem preço. De verdade eu não sei se há maneira de fugir disso, pelo menos com as crianças. Esperar um ovo e ganhar uma barra de chocolate deve ser muito frustrante. Porque tem muita fantasia em jogo, tem o coelhinho, tem a descoberta. Até a tradição e o simbolismo religioso ficaram um pouco de lado, e que alguém me explique porque é o coelho quem traz os ovos e não a galinha ou a pata.

E mais do que isso, hoje as crianças escolhem os ovos pelo presente, o chocolate fica de lado. Eu pedi pro meu coelhinho um saco de bombons Serenata de Amor e fui prontamente atendida, mas morri de dó ao ver o pequeno pegar os ovos com felicidade, abrí-los, tirar o brinquedinho e deixar o chocolate de lado. Parecia que os ovos estavam sendo violados!! Fiquei meio melancólica ao recolhê-los e guardá-los na geladeira. O cemitério dos ovos de Páscoa... Três ovos inteiros, o chocolate intacto e a única coisa que indicava que ali havia um brinquedo era o envoltório colorido que denunciava o "roubo".

Mas então me deparei com um ovo que não tinha sido nem tirado da caixa. O bonequinho do Alvim vinha ao lado, foi arrancado da caixa e idolatrado, mas o ovo... Decidi levá-lo para o trabalho, afinal um chocolatinho no meio da tarde é tudo de bom. E ontem aconteceu: tirei a etiqueta com cuidado para não rasgar, afinal fomos ver o filme e com certeza caberá em alguma página de scrapbook. Desatei o nó de fita vermelha, abri o papel laminado e separei as duas metades para resgatar o delicioso recheio... que não estava ali!! Isso mesmo, um ovo vazio, porque o brinquedinho tinha vindo à parte. Nem um chocolatinho, nem um bombonzinho! Muito frustrante... O bom disso foi perceber que a criança em mim não morreu, ainda acredita e espera encontrar a surpresa dentro do ovo de Páscoa. Ainda que hoje ela venha escancarada e em "anexo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário