Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Picatu

A simplicidade das crianças é algo que sempre vai me comover. Quando exatamente deixamos de acreditar nas coisas simples e belas da vida, de fato as mais importantes? Talvez tenha sido depois daquela milésima decepção que nos fez ver que o mundo não é cor-de-rosa. Mas ainda assim existem as nuances, e aconteça o que acontecer, sempre devemos agradecer.

Quantas vezes paramos pra agradecer o sol quentinho que entra pela janela de manhã cedo, mesmo que seja segunda-feira? Ou a chuva que cai fininha no rosto provocando um arrepio de frio? Ou até mesmo o sinal fechado que nos atrasa alguns minutos, mas que nos permite ouvir um pouco mais daquela música tão bonita que está tocando no rádio antes de que entremos no túnel? Eu não sei vocês, mas eu agradeço todas as noites as coisas maravilhosas que me aconteceram durante o dia, e até as ruins, porque são essas que me permitem nesse momento refletir e repensar o rumo que estou dando à minha vida, o que eu realmente quero para mim e para os meus. E claro, tento passar para o meu pequeno os valores que me parecem de maior valor. Todas as noites rezamos para o Papai do Céu com as mãozinhas juntas, ainda que ele diga "Não, mimir...". Daí eu rezo sozinha no ouvido dele, ele reclama um pouco, mas sempre acaba participando, porque nossas preces são assim, fluidas, fresquinhas. E são desse jeito:

"Papai do Céu, obrigado pelo dia de hoje,
pelos meus amiguinhos e minhas professoras (essa parte é livre, agradecemos pelos acontecimentos do dia, e quando me lembro digo também "Prometo ser um bom menino e obedecer a mamãe").
Cuida de mim e de todo mundo que eu amo.
Que assim seja."

E ele percebe que as palavras mudam, começou a dizer "mamãe" depois dos amiguinhos e das professoras (coisa de mãe, a gente sempre acaba se excluindo), até que ontem resolveu agradecer por todo o seu pequeno mundo numa prece quase sem fim, mas que me tocou a alma. Depois que já havíamos acabado, ele ainda deitado falou "Picatu vovô, picatu vovó... Dani também" Achei lindo e concordei, afagando seus cabelos. Passados uns segundos ele levantou a cabeça e disse "Mamãe, picatu cama" ao que respondi comovida "Muito bem filho, agradece ao Papai do Céu pela sua caminha quentinha" E um pouco mais tarde, voltou a levantar a cabeça "Picatu Ênio e Beto, picatu nhanha (Homem-Aranha), picatu girafa" Rindo lhe disse "Filho, acho que Papai do Céu já te ouviu e está muito feliz, agora deita e fecha os olhinhos para dormir", mas ele continuou "Picatu ShekViona (Shrek e Fiona), picatu Manu (o "bibin" Happy Feet), picatu moçu (que o atendeu quando ele chamou para comprar uma sandália para a escola)" E não descansou até incluir em nossa prece tudo aquilo que era importante pra ele.

Não sei o que fiz para merecer uma criatura tão linda ao meu lado e espero não decepcioná-lo jamais. Mas a verdade é que é ele que me surpreende a cada dia com seus atos, seu caráter e sua moral. Porque isso é dele, por mais que eu me considere uma boa mãe e tente mantê-lo sempre no caminho do bem.

Obrigada Papai do Céu, por esse presente divino.
Não me cansarei de agradecer.
Todos e cada um dos dias da minha vida.
Minha vida com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário