Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aqui jaz a menina mais linda

Depois que começa a descida do Alto em direção à Barra, passando o posto de gasolina, tem um muro à esquerda. Na verdade, se trata da parede em ruínas do que parece ter sido um dia um grande galpão. E por estar abandonado, serve de tela para os artistas do grafite.

Nesse muro tinha o desenho de uma menina. Cabelos ruivos soltos ao vento, olhos fechados, cabeça inclinada pra baixo, na mão direita pendia um ramalhete de flores. Só depois de passar várias vezes por ali percebi que algumas folhas voavam com o vento, se estendendo até o limite do muro. Quase dava pra sentir o perfume das flores se espalhando no ar! A menina levava um vestido simples, que apesar de ser escuro, tenho certeza que se tratava de um vestido de noiva. Era uma imagem que transmitia melancolia e serenidade. Eu ficava hipnotizada cada vez que passava por ela, talvez por toda a emoção que enclausurava. Torcia para que o sinal estivesse fechado pra poder parar em frente e observar com tranquilidade, retendo os detalhes daquele quadro tão belo feito ao relento. Era meu museu particular.

Sim, era. Porque essa semana me deparei com um olho amarelo cheio de imagens psicodélicas em volta, cobrindo o espaço onde antes estava a menina. Meu coração bateu descompassado, senti um aperto no peito e meus olhos encheram d'água. Demorei bastante pra me recuperar do susto, pra aceitar a ideia de que nunca mais a veria. E depois veio a culpa. Isso porque por várias vezes pensei em levar a máquina fotográfica pra deixar registrada a sua imagem. Seria necessário estacionar e descer do carro, pois o ponto de ônibus bem em frente impediria uma foto frontal, e a gente vai protelando, vai deixando as coisas pra depois, e nunca o fiz. Nunca fotografei meu grafite favorito. E agora ele está soterrado embaixo de um monte de tinta feia.

Depois da perplexidade veio a raiva. Como alguém que se denominava "artista" teria tido o desrespeito de fazer sua obra em cima de outra?? E depois de tantos anos!! É muita falta de consideração. Minha vontade foi voltar ali com um balde de tinta preta e jogar em cima daquela aberração amarela, escrevendo sobre o luto com letras garrafais "AQUI JAZ A MENINA MAIS LINDA". Obviamente foi só um ímpeto motivado pela minha angústia. Fazer isso me rebaixaria ao nível do autor do crime artístico e não traria a menina de volta. Do seu desenho, só sobraram as pétalas de seu buquê na extremidade do muro...

Então deixo aqui o meu apelo. Se alguém que me lê, por alguma casualidade aleatória, tiver uma foto daquele grafite, por favor me mande! Não que ele não esteja gravado na retina, é que tenho medo de esquecer...

Atualização em 29/10/2013 - O marido deu a ideia de procurar no Google Maps e as primas Lili e Alline me ajudaram, assim que aqui está ela!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário