Páginas

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Cheiro de Café

Eu adoro ler, até mais do que escrever! Se a história me envolve e tenho tempo, esqueço o mundo e me jogo dentro do livro. E foi assim desde sempre. Na verdade, desde que minha mãe me presenteou "O Caso dos Dez Negrinhos", de Agatha Christie. Eu devia ter uns 8 ou 9 anos e a partir daí comprava um novo na banca de jornal sempre que podia. Aos 12 já havia lido quase todos e foi assim que me tornei uma devoradora ávida.

Com o tempo os livros foram mudando de tema e eu ia alternando entre os técnicos, os de auto-ajuda, os religiosos e os romances. Confesso que nos últimos 3 ou 4 anos devo ter lido um ou dois livros no máximo. E de repente, em agosto deste ano, "descobri" Zíbia Gasparetto na revista da Avon. Sempre tive curiosidade de ler "Violetas na Janela", acho que até comecei uma vez, mas deixei de lado. Dessa vez foi diferente. Comprei um, depois comprei 2 e quando a revista apresentou 4, levei todos. Passei a ler nos momentos "vazios" do dia: quando esperava a van para vir pro trabalho, quando esperava a van para voltar do trabalho, na sala de espera do consultório, na hora da novela. E quanto mais eu lia, mais eu queria! Acontece que minha casa é pequena, as prateleiras já estão abarrotadas de livros e comecei a ter problemas de espaço - porque livro tem que ficar à mão, à vista, exposto, não dá pra colocar numa caixa e guardar no armário das coisas esquecidas!

Eis que então, pela primeira vez, cogitei a possibilidade de comprar um tablet. Seria uma maravilha poder guardá-los todos na palma da mão! Ia optar pelo Kindle, já que minha intenção seria apenas ler, mas um companheiro de trabalho me recomendou o Galaxy Tab. Me explicou que tinha as mesmas funcionalidades do Kindle e eu ainda podia usar os recursos do Android. Fiquei estarrecida com o preço, tão mais barato que outros tablets que eu via por aí!! E comecei a comprar meus livrinhos, devorando um a um com muito mais praticidade!

Mas vamos à postagem (sim, isso tudo até aqui foi só o prólogo, rs...). Depois de passar por Zíbia, Chico Xavier e Machado de Assis, estou lendo "Os 7 Segredos da Sincronicidade", de Trish e Rob MacGregor, uma coletânea de histórias e "dicas" de como acentuar esses acontecimentos na vida diária.

Moro no segundo andar de um prédio de 3 andares (prédio antigo, o primeiro andar é o próprio térreo) e nosso apartamento é de frente pra rua. Outro dia cheguei no portão e fui envolvida por um cheiro bom de café. Meu marido não vive sem, eu também não, e torci pra que estivesse vindo lá de casa, pois notei a porta da varanda aberta. Chegar de um dia estressante de trabalho e encontrar um café quentinho seria tudo de bom! Mas ao subir as escadas o cheiro passou, também não estava no corredor e cheguei a duvidar que fosse lá de casa. Mas era! Abracei forte o marido e fiquei feliz por aquele pequeno mimo inesperado, ainda que ele não tenha entendido nada...

Há dois dias, presa no engarrafamento, a cinco minutos de casa e ao mesmo tempo tão longe, fui envolvida de novo por aquele cheiro de café. Tinha acabado de ler um capítulo que dizia que as pessoas devem acreditar sim nas pequenas "coincidências" que acontecem, e quanto mais elas acreditarem, mais esses eventos vão acontecer (dizia também que uma maneira de aumentar sua periodicidade é passar a anotá-las em um diário, e aqui estamos!). Podia ser o café de algum vizinho dali, afinal o carro estava parado, a janela aberta e eu me encontrava relativamente perto da calçada. Mas também podia ser o café lá de casa, por que não? Peguei o telefone e liguei para o marido. Ele demorou a atender.

- Oi, tá tudo bem?
- Tudo bem.
- Deixa eu te perguntar, você fez café?
- Sim, está passando, demorei a atender porque estava na cozinha.

Certo, o marido estava passando café e eu senti o cheiro a 5 quadras dali. Seria o cheiro do café dele? Acho pouco provável. Mas foi uma feliz coincidência que me tirou dos pensamentos pesados do engarrafamento e que me fez sentir bem por saber que tinha café quentinho me esperando!

Basicamente, sincronicidade é isso. É o universo conspirando pra que a gente seja feliz (já dizia Paulo Coelho!) Feliz coincidências pra vocês também e um ótimo fim de semana!


Nenhum comentário:

Postar um comentário